Ler é Perigoso

La nuit de Valognes, 1991

em palco

Eric- Emmanuel Scmitt (1960) - La nuit de Valognes, 1991

Questão

Será que o mito de Dom João é hoje um mito anacrónico? Entre centenas de obras que tentam, desde há séculos, responder a esta questão, destaco esta peça de E.E. Scmitt ( já muito representado em Portugal).

Sinopse:

Numa casa isolada da Normandia vai decorrer um insólito processo: o julgamento de D.João.

A ideia partiu de uma velha duquesa que, simulando um baile, convoca o acusado e as acusadoras ( algumas vítimas femininas) sem revelar as suas intenções.

Uma série de peripécias surpreendentes conduzirão a noite a um desfecho irónico: afinal D. João acabará por ser julgado, não pelas suas conquistas e abusos, mas por já não ser DJoão!

Agustina Bessa-Luís sobre D. João: o triunfo da vida sobre a morte

O que faz de D.João uma figura aliciante é a sua formidável alegria de viver, o seu voto a Eros, que se opõe ao voto de Thanatos, a morte. A morte domina a maior parte da existência dos homens. Alguém que a exorciza representa ao mesmo tempo um estímulo e uma ameaça. Quando uma épica instaura o tédio como senhor absoluto e o instaura como desejo-fantoche, mecanismo artificial da vontade de viver, aparecem esses paradigmas loucos de furor contra o bicarbonato moralizante. (Dicionário Imperfeito)

[-] VOLTAR AO PERCURSO DE VIDA

Deixe um comentário